O que é planejamento financeiro? 

O planejamento financeiro consiste, basicamente, em projetar, ou como costumamos dizer “colocar no papel”, gastos, investimentos, entradas e saídas de dinheiro. Desse modo, torna-se mais fácil analisar o quanto investir em gastos básicos e/ou supérfluos e se há a possibilidade de fazer algum investimento atual ou futuro.  Normalmente, esse método é feito através de uma tabela que será disponibilizada no fim desta página.

O planejamento financeiro pode ser utilizado tanto para fins familiares, como administrativos ou individuais. A única diferença seria dentre os gastos, por exemplo, há gastos que uma família pode incluir mas que não serão utilizados para o planejamento de uma empresa.

Para que serve?

Esse tipo de gestão financeira serve para que se tenha melhor percepção sobre gastos e, também, para prever certas situações financeiras difíceis e, preventivamente, saber como sair delas.

Tipos de planejamento:

  • Planejamento a longo prazo: investimentos futuros mas que são um objetivo, feito em mais de 5 anos
  • Planejamento a médio prazo: investimentos relevantes mas mais futuros, feito entre 3 e 5 anos
  • Planejamento a curto prazo:para investimentos mais atuais, feito em até 2 anos

Método 50-20-30 : 

Esse método consiste em destinar 50% da renda mensal para gastos essenciais (conta de água, luz, aluguel, internet, telefone, etc.), 20% para quitação de dívidas e 30% para gastos não-essenciais (lazer, vestuário, clubes, academia, etc.). 

Os 20%, se não houverem dívidas a serem quitadas, podem ser dedicados a investimentos, sendo armazenado em uma conta/poupança para serem destinados apenas a isso.

Para uma melhor organização de suas finanças, veja o arquivo disponível a baixo! Você pode se inspirar para criar o seu ou usar o mesmo. 

Create Your Own Website With Webador